Brasil
         

Técnico em Edificações

Objetivos e Informações sobre o curso

   O Curso Técnico de Edificações tem por objetivos preparar o profissional para projetar e executar obras de acordo com os procedimentos legais, propondo alternativas do uso de técnicas e materiais de construção, elaborando o planejamento e o orçamento necessários à escolha da melhor solução a ser adotada na ocupação do solo, tendo por premissa o respeito e a preservação ambiental.

   Pretende oferecer ao aluno uma série de conhecimentos que possam prepará–lo para conhecer um edifício: desde a elaboração de estudos, medições e análises na preparação de projetos, esboços e desenhos, utilizando ferramentas computacionais como, desenhista projetista, orçamentista e técnico de instalações prediais, coordenando e atuando na execução de várias etapas construtivas auxiliando o engenheiro tanto no controle, como no planejamento e orçamento da obra.

   O Curso Técnico em Edificações é um curso com bastantes retorno na região. Foi criado quando funcionamento da UNED-Floriano, no ano de 1995. Nos últimos dezesseis anos foi bastante expressivo o número de concludentes do curso que ingressaram no mercado de trabalho em várias regiões do país.

   O curso conta atualmente com 6(cinco) professores no quadro efetivo, dos quais uma é arquiteta e um é Eng. Mecânico, sendo os demais Eng. Civis. Dois possuem mestrado e um doutorado, sendo os demais especialistas.

   Como auxílio ao ensino técnico existem 7(sete) laboratórios disponíveis no campus: Materiais de Construção, Mecânica dos Solos, Tecnologia do Concreto, Topografia, Instalações Elétricas, Instalações Hidro-Sanitárias, além também de laboratórios de informática.

   O IFPI-Campus Floriano conta também com micro ônibus para a realização de visitas técnicas às principais obras de engenharia que estiverem em andamento na cidade e em regiões vizinhas, proporcionando consubstanciar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, vivenciando-os na prática.

Perfil Técnico

    O Técnico em Edificações é o profissional de grau médio, legalmente habilitado para atuar sob a supervisão de um engenheiro civil ou de um Arquiteto em trabalhos ligados às diferentes etapas de realização de projetos ou execução de obras de construção civil.

Atividades que um técnico desempenha:

  1. Elabora e desenvolve projetos arquitetônicos;
  1. Elabora cronogramas e orçamentos com acompanhamento e controle das etapas da construção;
  1. Elabora projetos elétricos, hidro-sanitários e telefônicos com seus respectivos detalhamentos;
  1. Realiza levantamentos topográficos, locações de obras e demarcações de terrenos.
  2. Realiza ensaios tecnológicos em laboratórios e no campo;
  3. Supervisiona obras e aplica normas de saúde e segurança do trabalho.

Carga Horária

  São oferecidas duas modalidades de curso: Médio, Integrado e Subsequente / Concomitante.
   Na modalidade Médio Integrado o aluno cursa as disciplinas do curso técnico ao longo de 4(quatro) anos, no período matutino, simulltaneamente com as disciplinas que compõe um curso de ensino médio regular.
   Na modalidade Subsequente/Concomitante o aluno cursa apenas as disciplinas referentes à formação profissional em turno noturno, mas pra isso é necessário que já tenha cursado ou esteja cursando ensino médio regular em outra instituição de ensino.

Corpo Docente

  1. Eveline Leal da Silva - Eng Civil, Esp.
  2. Francisco Marques Viana - Eng Civil.
  3. Gilberto Liberato - Eng Mecânico, Msc.
  4. Helder Pontes Gomes - Eng Civl, Dsc.
  5. Maria do Socorro L. C. Kalume - Arquiteta, Esp.
  6. Mauro César de Brito Sousa - Eng Civl, Msc.

Arquivos Anexos

Folder do Curso de Técnico em Edificações.